Image and video hosting by TinyPic

domingo, 25 de agosto de 2013

Devocional 82 - O que é ser próspero para você ?




" E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o Senhor era com ele, e tudo que ele fazia o Senhor prosperava." Gn 39.23 

          Vivemos em uma sociedade em que o "ter" é nosso principal alvo, crescemos com a ideia de que temos que estudar, formar em um boa faculdade para que possamos ter um bom emprego e uma situação financeira confortável. Talvez esse seja o conceito de felicidade de boa parte das pessoas.
           Aproveitando isso, há pessoas que tentam conciliar essa ideia de sucesso pessoal atualmente, com passagens e versículos isolados da bíblia, dizendo que se orarmos e seguimos a Deus, Ele vai nos dar um carro, uma casa, etc.O que gera dúvidas, pois será que esse é realmente o conceito de prosperidade que Deus tem pra gente ?
          Gn 39.23 relata de como o Senhor fazia José prosperar. Após ele ser vendido pelo seus irmãos foi comprado por potifar e o fez chefe de sua casa, isso tudo porque potifar viu nele um homem reto e fiel ao Senhor, por essa razão confiou em José, que mais tarde foi preso por uma acusação falsa da esposa de potifar. E mesmo na prisão José não deixou de ser temente e a confiar em Deus, e o resultado disso foi que José saiu da prisão e virou governador do Egito, comprando toda  a terra do Egito para faraó (Gn 47.20). Embora José tenha adquirido muitos bens materiais, temos que entender que o foco aqui não é esse, isso era plano de Deus, pois ele havia prometido para Abraão que faria prosperar a sua descendência, e fazendo José como governador resultou na garantia que a família de jacó não passasse fome durante os 7 anos de seca. José é um exemplo de prosperidade pois ele confiava totalmente em Deus, e não no que Deus poderia oferecer a ele, se ele estava na prisão ou no governo permanecia fiel e obediente a Deus.
         O que temos observado atualmente é justamente essa inversão de valores, buscamos a Deus quando estamos necessitados, e pior ainda buscamos apenas o livramento e as bênçãos de Deus. Não estamos interessados no que o relacionamento intimo com Deus pode nos oferecer espiritualmente, estamos interessados com o que podemos ganhar com Deus, afinal não existe impossível para Ele, e Ele é dono de toda terra e céus, não é?! Esse é um pensamento ganancioso da nossa parte, Deus é muito mais que curar doenças, é muito mais que ganhar um carro, é muito mais do que ter dinheiro para suprir todos os desejos de nossa carne.
         Não estou dizendo que então devemos renunciar de tudo e não ter planos para a nossa vida ( "O coração do homem pode fazer plano, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" Pv 16.1). É normal queremos o melhor para nossa família, mas a partir do momento que isso vira uma relação de barganhas com Deus já está completamente errado.
        Portanto, devemos deixar de buscar a prosperidade dos ímpios (Sl 37.7). Nosso alvo é somente Cristo, ser servos, sermos o menor, o resto é vaidade de nossa carne. Todo pensamento de grandeza desse mundo não é nada comparado com o que Deus tem preparado para nós em sua Glória. Que busquemos cada vez mais sermos verdadeiramente filhos de Deus, na alegria ou na tristeza!

Que Deus os abençoe! 

           

0 comentários on "Devocional 82 - O que é ser próspero para você ?"

Postar um comentário

 

Uma Vida de Mudança Copyright 2008 All Rights Reserved: Designed by Ipiet | Image Presented by Tadpole's Notez | Atualizado por: Matheus Diório